Autuação de 241 motoristas é novo recorde da lei Seca

13 de janeiro de 2009 - 03:00

O Departamento Estadual de Trânsito(Detran-CE)registrou mais um recorde de autuações de motoristas por infligirem a Lei 11.705, a chamada Lei Seca. No período de 8 a 11 últimos foram aplicados 241 autos de infração com base nessa lei. O recorde anterior foi 218 motoristas, registrado na primeira semana de 2009. Dos  241  casos  da  última semana, 17 motoristas foram detidos. Os números totais  apontam  1.927 motoristas flagrados com álcool no sangue, dos quais 280 detidos pela Lei Seca no Ceará. Foram feitos 6.800 exames com bafômetro.

O Detran-Ce, órgão vinculado a Seinfra, realizou fiscalização em 28 municípios, inclusive Fortaleza, quando foram utilizadas 50 equipes, integradas por agentes do Detran e da Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Rodoviário.

A Lei Seca determina que o motorista autuado responderá a processo administrativo no Detran e caso a autuação seja confirmada, terá sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano e pagará multa de R$ 957,50. A autuação administrativa ocorrerá quando o resultado do teste do bafômetro acusar de 0,11 a 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. E a autuação é por crime de trânsito quando o resultado do teste do bafômetro indicar igual ou acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Nesse caso o motorista é detido em flagrante.

As cidades onde foram registradas as ocorrências, com os respectivos números de casos no último final de semana,  foram as seguintes: Fortaleza (50 casos), Juazeiro do Norte (53), Russas (18), Maracanaú (13), Quixeramobim (12), Sobral (10), Brejo Santo (9), Maranguape (8), Ubajara (7), Caucaia (7), Itapipoca (6), Paracuru (5), Redenção (5), Itaiçaba (5), Paraipaba (5),  Aquiraz (4), Trairi (3), Morada Nova (3), Quixadá (3), Pindoretama (3), Aracoiaba (3), Aracati (2), Baturité (2), Ipu (2), Fortim (1), Iguatu (1) e Tauá (1).