Ceará vai liderar produção de energia eólica nacional até o final deste ano
14 de janeiro de 2009 - 03:00
Em 2008 foram implantadas no Ceará as usinas de Energia Eólica de Beberibe (Beberibe) de 25,60 MW de potência; Lagoa do Mato e Canoa Quebrada (Aracati), com 13,73 MW; Paracuru (Paracuru), com 23,40 MW; e Taiba-Albatroz (São Gonçalo do Amarante), com 16,50 MW, todas implantadas mediante o Programa de Incentivo as Fontes de Energia Alternativas (Proinfa). Está prevista para fevereiro a entrega do parque eólico da Impsa Wind na Praia de Parajuru (Beberibe) com 28,80 MW de potencia.
O Governo estadual tem feito todos os esforços no sentido de consolidar essa matriz energética no Ceará mediante investimentos na infraestrutura para implantação destes parques, incentivando os investidores e buscando uma maior inserção dessa fonte alternativa na política energética do País. Além das usinas eólicas, o Governo do Estado tem se preocupado em implantar toda a cadeia produtiva do setor, como indústrias de torres, de pás e de serviços desta área, de forma a gerar mais empregos para os cearenses. Para tanto tem buscando investidores e servido como indutor de negócios nesta área.
O Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) está dando pleno apoio à instalação dos projetos, mediante implantação de infraestruturas necessárias às usinas, como acessos, iluminação pública e telefonia. O potencial de energia eólica do Ceará, segundo o Atlas Eólico do Estado, é um dos maiores do Brasil. O estudo estima que o potencial eólico viável do Ceará é de mais de 25 mil MW (on-shore), que podem chegar a 35,5 mil MW pelo aproveitamento da plataforma continental (off-shore).
Com a inauguração destes novos parques eólicos no ano passado já são oito em funcionamento no Estado. Os outros são: Usina da Taiba (São Gonçalo do Amarante), com 5 MW; Prainha (Aquiraz), com 10 MW e Praia Mansa (Fortaleza), com 2,4 MW. A energia produzida pelos parques eólicos entra automaticamente no Sistema Nacional de Distribuição de Energia, podendo ser utilizada em qualquer lugar do País, a exemplo da energia produzia pelas hidroelétricas.