Mais de 10 mil alunos, de todo estado, devem ser beneficiados com carteira estudantil este ano

26 de janeiro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), através da Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), já deu início ao processo de emissão do documento para o ano letivo corrente. O prazo para solicitação da carteira vai até novembro deste ano e a validade do documento, até maio de 2010. Ano passado, foram emitidas 8.200 para estudantes residentes em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri. A expectativa para este ano é que 10 mil estudantes de todo o estado sejam beneficiados.

Os estudantes do interior do estado e Região Metropolitana que residem em município diverso do que estuda, na mesma macrorregião, usuários dos transportes intermunicipais já podem solicitar o documento estudantil junto às suas respectivas entidades estudantis. Estas entidades formalizarão junto a Cogempe a entrega dos formulários/requerimentos. A Comissão é a responsável pelo processo da emissão das carteiras, que dão direito à meia-entrada nos transportes coletivos. A Comissão verificará as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes.

A presidente da Comissão, a advogada Vilani Pinheiro, chama atenção daqueles estudantes cuja carteira vence apenas em maio deste ano, pedir o novo documento só a partir de abril, assim, os estudantes que ainda não dispõem da carteira, teriam mais oportunidades de serem atendidos, antes dos veteranos. Ela vai pedir também o apoio das escolas para que elas passem as informações dos alunos matriculados para a Cogempe afim de que o processo seja acelerado.