Detran multa 255 motoristas infratores

27 de janeiro de 2009 - 03:00

As blitze da lei seca, realizadas pelo Detran, com apoio de policiais da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV), de quinta (22) a domingo (25), em Fortaleza, Região Metropolitana e 17 municípios de outras regiões do Estado, resultaram em 255 motoristas multados, por dirigirem com teor de álcool no sangue, conforme os testes de bafômetro. Na operação de quinta (22) a domingo (25), foram detidos cinco motoristas.
Esse número poderia ter sido bem maior caso algumas blitze não tivessem sido canceladas em função da ocorrência de chuvas em algumas cidades. Segundo o Gerente do Núcleo de Fiscalização do Detran, Pedro Forte, as chuvas impedem a visibilidade dos fiscais e a existência de barreiras confunde os condutores, podendo causar acidentes. Na semana anterior, foram 266 motoristas multados.
O total de detidos em 2009 subiu para 30 condutores. Ao todo, somente nas quatro primeiras semanas de janeiro já foram notificados 980 condutores de veículos, por estarem com teor a partir de 0,11 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Nesse caso, o condutor responde a processo administrativo, com multa de R$ 957,54 e um ano de suspensão do seu direito de dirigir. Quando o bafômetro registra acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, o motorista é detido e encaminhado para a delegacia mais próxima. Além do processo administrativo, esse condutor responderá também a processo criminal.