Refinaria começa operar em 2013

30 de janeiro de 2009 - 03:00

Depois de muitas reuniões em torno do tema, entre representantes do Governo do Ceará e da Petrobrás, a notícia mais esperada pelo povo cearense: a Refinaria Premium II deve entrar em funcionamento daqui a quatro anos. Em setembro de 2013 devem começar os primeiros testes. O anúncio foi feito após reunião na tarde desta quinta (29), entre técnicos do Governo do Estado e da Petrobrás, no Terminal Portuário do Pecém, quando foram equacionadas todas as pendências do Grupo de Trabalho 1, de instalação portuária. Existem outros quatro grupos de trabalho que veem se reunindo com a Petrobrás.
“O terminal marítimo é fundamental para o funcionamento da Refinaria e hoje nós conseguimos chegar a um consenso e avançar mais no processo da implantação de um projeto muito importante para o Ceará”, afirmou o secretário da Infraestrutura do Estado Adail Fontenele, que presidiu a reunião, juntamente com o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho. De acordo com os técnicos da Petrobras, o consenso em torno da instalação da Refinaria no Ceará permitirá que a obra comece a operar já em 2013.
No próximo dia 5, haverá uma reunião com representantes de todos os grupos de trabalho e uma comitiva da Petrobrás, que será liderada pelo responsável pela implantação da Premium II, Heyder Carvalho. Neste dia deverá ser definida uma data para a assinatura do Termo de Compromisso, documento que oficializa a implantação do equipamento. Adail Fontenele acrescentou que será nesse encontro que as pendências dos grupos que tratam as questões tributárias, jurídicas e de meio ambiente deverão ser solucionadas.
Após a assinatura do Termo de Compromisso será marcada a data para início da elaboração do cronograma. O prazo acertado entre o Estado e a estatal para desenhar as metas de trabalho é de 90 dias, já que 120 dias após a assinatura deverá ser assinado também o Contrato Operacional. O cronograma será desenhado de forma que permita que as metas sejam cumpridas até o dia 1º de setembro de 2013, data em que o Terminal estará pronto para as operações da Refinaria.