Sondagens do terreno para empreendimento começam em março

6 de fevereiro de 2009 - 03:00

O Governo do Estado e a Petrobrás deram mais um importante passo para a implantação da Refinaria Premium II, no Pecém. Estão marcadas para o mês de março as primeiras sondagens de engenharia para instalação dos equipamentos do empreendimento. A decisão foi tomada na reunião desta quinta (5), entre secretários de Estado e técnicos da Petrobrás, no Palácio Iracema. As sondagens são perfurações do solo para verificar o limite de peso que o terreno pode suportar.

A reunião que durou cerca de cinco horas serviu para as partes avançarem ainda mais na elaboração do documento de compromisso, que definirá o que cada parte fará para a realização do empreendimento. “Já avançamos muito hoje e estamos muito esperançosos. Agora vamos acertar apenas detalhes, já que a cada reunião são eliminadas mais pendências”, disse o Secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, acrescentando que “um empreendimento do porte da Refinaria que é esperado há mais de 40 anos pelo povo cearense não pode ser resolvido da noite para o dia”.

Participaram também da reunião os secretários das Cidades, Joaquim Cartaxo; da Fazenda, Mauro Filho: dos Recursos Hídricos, César Pinheiro; da Casa Civil, Arialdo Pinho; o Procurador Geral do Estado, Fernando Oliveira, além de técnicos que integram os cinco Grupos de Trabalho do Governo no empreendimento.

O gerente de implantação da Refinaria Premium II, Heyden Carvalho, também ressaltou os avanços de Estado e Petrobrás na elaboração do Termo de Compromisso que assegura a implantação da Refinaria no Pecém. “Avançamos muitos pontos, mas ainda há alguns ajustes de redação a serem feitos no documento”, afirmou Carvalho, enfatizando que a Refinaria está garantida para o Estado.