Obras do Hospital do Cariri começam nesta quarta-feira em Juazeiro do Norte

11 de fevereiro de 2009 - 03:00

A população dos municípios da região do Cariri, estimada em mais de 1,3milhão de habitantes, terá dentro de pouco mais de um ano, um moderno hospital, oferecendo serviços médicos antes obtidos apenas na rede pública da capital do Estado. O governador Cid Gomes, acompanhado dos secretários estaduais da saúde, João Ananias e da infraestrutura, Adail Fontenele, e prefeitos da Região, assina nesta quarta-feira, dia 11, às 20 horas, a Ordem de Serviços do Hospital Regional do Cariri (HRC), um dos principais compromissos de campanha. A obra, orçada em R$ 44.224.380,00, 76, e mais R$ 23.500.000,00 para equipamentos, será construída e equipada com recursos do Tesouro do Estado. A solenidade de assinatura da ordem de serviço será no local da obra, no trecho que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha,  conhecido como balão Crajubar, próximo ao Ginásio Poliesportivo.
Instalado numa área construída de 27.126 metros quadrados, o Hospital será construído pelo Consórcio Palma Engenharia Ltda. e Fujita Engenharia Ltda., e supervisionada pelo Departamento de Edificações e Transportes (DER), órgão vinculado à Seinfra. A nova unidade garantirá à população a assistência especializada em diversas áreas da saúde, entre elas a traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica. No HRC, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são realizados apenas na Capital, como ressonância magnética e tomografia computadorizada. Na relação de  serviços, estão incluídos ainda ultrassonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.
Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 16 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e ainda de tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma e litotripsia.