Luz para Todos fez 600 ligações no Ceará em 2008

12 de fevereiro de 2009 - 03:00

O Programa Luz para Todos (LPT) realizou em 2008 cerca de 600 ligações de energia elétrica no Interior do Estado. Essas ligações fazem parte da contrapartida do Governo do Estado do total de 3.200 ligações, ou seja, 10% do total previsto pelo Programa a serem executados até o final deste ano. Os investimentos do Estado nesta fase do Programa serão de R$ 18 milhões. O LTP tem por objetivo universalizar o atendimento domiciliar de energia elétrica em toda a área rural do Brasil. No Ceará conta com as parcerias do Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia e Eletrobrás; e Companhia Energética do Ceará (Coelce). Para a execução do Programa os recursos são divididos nos seguintes percentuais: o Governo Federal participa com 60%, a Coelce com 30% e o Governo do Estado com 10% de recursos originários do Tesouro Estadual.
Para que a meta de universalização seja atingida, o programa que tinha data prevista para ser encerrado em dezembro de 2008, foi prorrogado por decreto presidencial até 2010, garantindo assim, o pleno atendimento a essas comunidades. O Programa, segundo o coordenador de Energia e Comunicações da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Renato Rolim, iniciou em 2003 quando a taxa de atendimento no maio rural era de 60% e teve foco inicial voltado para as regiões com menor índice de atendimento de eletricidade. Atualmente mais de 90% das comunidades rurais do estado já são atendidas com esse benefício.
No Ceará a universalização do atendimento implicará na realização de mais 52 mil ligações. Nesta etapa o do Governo do Estado deverá realizar mais 5.200 ligações com investimentos da ordem de R$ 36,4 milhões. Ao final desse período estima-se que todos os cearenses estejam atendidos com este benefício. A oferta de energia elétrica promoverá o incremento de atividades domésticas e produtivas, impactando, diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes na zona rural.