Detran registra queda nas multas

17 de fevereiro de 2009 - 03:00

As blitze  realizadas  pelo  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) no último fim de semana (12/02 a 15/02),  que  antecede o Carnaval,revelaram uma queda de 16,6% no número de exames  positivos:  foram  298 motoristas flagrados dirigindo com álcool no sangue. No último fim de semana, o número chegou a 357 motoristas multados. As equipes do Detran-CE (órgão vinculado à Seinfra) em  parceria  com  a  companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) realizaram 53 operações em Fortaleza e mais 21 cidades.

Embora o número  de  exames  positivos  tenha  diminuído, a quantidade de detenções   de motoristas aumentou  de  dois  na  semana  anterior,  para  8  por  estarem conduzindo o veículo com teor acima de 0,30 mg de álcool  por litro de ar expelido. Para o Gerente do Núcleo de Fiscalização, Pedro Forte, a redução  de pessoas multas já mostra uma tendência, nesse momento,  de  respeitar  a  lei de alcoolemia zero, conhecida como Lei Seca, que proíbe a mistura de álcool e direção.

Em Fortaleza foram registradas 86 autuações e no interior as três cidades com maiores  índices  foram  Sobral  (28), Juazeiro do Norte (27) e Iguatu (27).  Em seguida Maranguape (21), Maracanaú (17), Cascavel (14), Caucaia (10), Quixadá (10),  Nova  Russas  (8),  Hidrolândia  (8), Paraipaba (7), Paracuru (6), Aracati (5), Itapipoca (5), Taíba (4), Aracoiaba (3), Aquiraz (3), Beberibe (3), Pacém (3), Santa Quitéria (2) e Trairi (1).

A operação “Sem  Capacete” que teve início em 07 janeiro já registrou  ao todo1.482  infrações  nas  seis  regiões onde foi realiza: duas vezes  na regional  de  Itapipoca  e  uma  vez na região do Maciço do Baturité, Serra Grande, Cariri e a última operação que foi realizada na Região Norte.

A  sexta  operação  “Sem  Capacete”  realizada  no mesmo período, na região Norte, registrou 339 infrações, com 29 carteiras de motoristas recolhidas, 117 motociclistas  sem  capacete,  82  condutores  não  habilitados  e  54 motocicleta não licenciadas.