GT de Transportes discute projetos para a Copa

19 de fevereiro de 2009 - 03:00

Com o objetivo de discutir as ações integradas e as estimativas de custos de investimentos para tornar a capital cearense apta a se tornar uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Grupo de Trabalho de Transporte e Logística, formado por técnicos da Seinfra, suas vinculadas, e Prefeitura de Fortaleza, se reuniram nesta quarta-feira (18), pela manhã, na Seinfra. Os trabalhos servirão de subsídios para a elaboração de documentos a serem discutidos pelo Governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins no próximo dia 26. Foram analisados projetos como o alargamento dos principais corredores de tráfego de Fortaleza e a integração entre os modais de transporte urbano e interurbano, entre outros temas. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo da Seinfra, Joaquim Firmino.

O GT é formado pela Seinfra, DER, Metrofor, Semace, Seplag e, por órgãos municipais como a Etufor, Seinf, AMC, Sepla, Seman e Sesport. Foram analisadas as principais áreas de interesse para intervenções com vistas à melhoria da infra-estrutura, como o estádio Castelão, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Porto do Mucuripe, a área litorânea de Fortaleza (da Barra do Ceará à Praia do Futuro) e o Centro da capital.

Dentre os investimentos na melhoria da malha rodoviária estão previstos o alargamento de avenidas como a Alberto Graveiro e Dedé Brasil; obras de construção de vias de conexão como a que liga a CE-040 à avenida maestro Lisboa, o alargamento do anel viário de Fortaleza; e a implantação das Linhas Sul e Oeste do Metrô de Fortaleza. Segundo os técnicos, para que todo o sistema de modais de transporte, seja ônibus, trem, ou alternativos, funcionem de forma adequada, será necessária a integração física, operacional e tarifária de todos eles.