Empresas se habilitam para instalar a correia transportadora

2 de março de 2009 - 03:00

Representantes de duas empresas, a Kock e a TMSA, realizaram visitas ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) com vistas a conhecerem de perto o local onde deverão ser instalados os equipamentos de transporte de minérios – tipo correia transportadora-, cujas propostas de habilitação para o fornecimento será recebida nesta quinta-feira (5) na Comissão Central de Concorrências, a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Outras empresas também demonstraram interesse em participar da concorrência mediante consultas sobre o edital da obra. A fabricação e a implantação do equipamento estão orçados em R$ 148,569.065,49 a serem captados pelo Governo do Estado junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A correia deverá ser instalada no berço de contêineres do píer 1 do Terminal Portuário.A Capacidade nominal de transporte de carvão mineral do equipamento deverá ser de 2.400 toneladas por hora. O insumo é retirado do navio e conduzido por correia até o pátio de estocagem das empresas que utilizarão esse tipo de combustível. Essa tecnologia, de baixo impacto ambiental, já é utilizada em outros portos, substituindo a tradicional descarga por batelada.

A correia transportadora faz parte dos investimentos do Governo estadual na infraestrutura portuária de forma a melhorar a logística de transporte para elevar a competividade econômica do Estado. Dentro desta proposta, no ano passado, foram iniciadas a ampliação do terminal portuário com a implantação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), obra orçada em R$ 342,5 milhões, a implantação de 264 tomadas para conteineres refrigerados, implantadas duas balanças rodoviárias, inicia a instalação do Bloco de Utilidades e Serviços da Cearáportos naquele terminal, reunindo salas de escritórios, áreas de alimentação, agência bancárias, correios, cartórios, auditório entre outras melhorias.