Governo do Estado inicia dia 9 o recadastramento de aposentados e pensionistas

3 de março de 2009 - 03:00

Começa na próxima segunda-feira (9) o recadastramento dos servidores estaduais aposentados e pensionistas. O objetivo é atualizar os dados cadastrais dos beneficiários (militar da reserva ou reformado, o aposentado e o pensionista) do Sistema Único de Previdência Social dos Servidores Públicos Civis e Militares, dos Agentes Públicos e dos Membros do Poder do Estado do Ceará (Supsec), ou seja, dos que recebem seus benefícios do Governo do Estado.
Devem se cadastrar os servidores estaduais aposentados do Poder Executivo, militar estadual da reserva ou reformado, pensionistas de ex-servidores estaduais de todos os Poderes, pensionistas de ex-militar, pensionistas de Montepio, servidores estaduais do Poder Executivo afastado aguardando aposentadoria ou militar estadual afastado aguardando reserva ou reforma. O cadastramento prossegue até junho deste ano e deve ser feito de acordo com o mês de nascimento do aposentado ou pensionista.

O procedimento visa conhecer melhor o beneficiário, atualizar seus dados cadastrais criando uma base de dados consistente e completa, possibilitar a criação de um canal de comunicação direto com este, melhorar a qualidade do atendimento, aprimorar a gestão previdenciária e criar uma sistemática de acompanhamento a fim de combater fraudes no sistema. Para se recadastrar basta procurar as agencias ou postos do Bradesco e preencher formulário específico. O beneficiário, ou representante legal deve se apresentar de acordo a sua data de aniversário, desta forma os que aniversariam nos meses de janeiro, fevereiro e março devem se recadastrar em março: os que aniversariam nos meses de abril, maior ou junho, se apresentam em abril: os dos meses de julho, agosto ou setembro em maio: e os aniversariantes de outubro, novembro ou dezembro, em junho.

Caso não possa ir à agência do Bradesco para fazer seu recadastramento, um representante legalmente constituído poderá fazê-lo.  Se ele for constituído por procuração, esta deve ser atual, passada em cartório e específica para o recadastramento ou acessá-la no site da Seplag (www.seplag.ce.gov.br). Devem ser apresentados na ocasião os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista (preferencialmente, documento com foto recente) – original e xerox; CPF – original e xerox; Comprovante de Residência (do último mês) – original e xerox; Último extrato de pagamento (contracheque) – emitido nas agências do Bradesco: Formulário de recadastro preenchido; Declaração de responsabilidade preenchida e assinada. O não atendimento à convocação para o recadastramento, conforme determinam leis Federal e Estadual, implicará na suspensão do benefício.