Seinfra entrega novo lote nesta segunda-feira

12 de março de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), através da Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), realizará na próxima segunda-feira (16), às 11 horas, na sede da Secretaria, a entrega do primeiro lote deste ano de carteiras estudantis intermunicipais aos estudantes da região metropolitana. A entrega será feita aos representantes das entidades estudantis credenciadas. O documento é válido até maio do próximo ano. Nos próximos meses deverão ser entregues mais lotes de carteiuras.

Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro do ano passado, quando foram entregues os primeiros lotes de carteiras – cerca de 8.200, que atenderam aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

As entidades estudantis credenciadas são responsáveis pelo recebimento dos formulários de solicitação do documento iniciando os procedimentos referentes à emissão das carteiras e ainda pela distribuição do documento. São beneficiados os estudantes do interior do estado e Região Metropolitana que residem em município diverso do que estudam, na mesma microrregião, usuários dos transportes intermunicipais. A Cogempe, presidida pela Seinfra, é a responsável pelo processo da emissão das carteiras.

A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Detran e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e quatro entidades estudantis.

Atualmente quatro entidades cuidam do processo de recebimento da solicitação das carteiras: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Metropolitana dos Estudantes (Ame), Associação dos Estudantes Secundaristas de Fortaleza (Asesf) e Associação dos Estudantes Secundaristas do Ceará (Asesc).