PGE abre propostas para obras das estações João Felipe, Lagoinha e trecho túnel

18 de março de 2009 - 03:00

A Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), promove nesta quarta-feira (18), às 15 horas, em sua sede, no Palácio Iracema, a abertura das propostas das empresas ou consórcios para as obras de construção das estações João Felipe e Lagoinha, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o túnel ligando as respectivas estações, com cerca de 700 metros de extensão. A obra está orçada em cerca de R$ 96 milhões e não constava no projeto inicial do Metrô. O trecho subterrâneo entre as estações São Benedito e Benfica já está pronto. Com a complementação, o Metrô seguirá por via subterrânea do Centro até às proximidades da avenida Padre Cícero.
 
O primeiro estágio do Metrô, a Linha Sul, se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 subterrâneo e 2,2 elevados. Cerca de 65% das obras civis da linha já estão prontas, devendo ficar concluída, em 2010. Os trabalhos estão orçados em R$ 1,4 bi. O segundo estágio do Metrô será a Linha Oeste, com 19 km em via dupla e o terceiro estágio complementará os anteriores, integrando o município de Maranguape.

O Metrô de Fortaleza vai solucionar o transporte de massa dos corredores norte e sul da Região Metropolitana da Capital, proporcionando o atendimento da maioria da demanda do transporte público de passageiros, atendendo, além de Fortaleza, as populações dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, onde se concentra a maior parte dos conjuntos habitacionais, beneficiando um contingente populacional de baixa renda com melhores condições de segurança. Rapidez e pontualidade.