Cegás recebe proposta para o primeiro leilão eletrônico de gás

22 de abril de 2009 - 03:00

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) participa nesta sexta-feira (24) do primeiro leilão eletrônico de gás natural do País, promovido pela Petrobrás. O leilão acontece via Internet. A Companhia de Integração Portuária do Ceará (CearáPortos) foi a primeira a apresentar proposta de aquisição do insumo a Petrobrás para a compra de 40 mil metros cúbicos mensais entre os meses de maio e junho próximos. O metro cúbico do GN está citado em R$ 1,00. Muitas empresas interessadas estão contatando a Cegás para obterem mais informações sobre as condições do leilão. O prazo para a apresentação das propostas termina hoje.

O Ceará consome atualmente cerca de 460 mil metros cúbicos de gás natural por dia, distribuídos para os segmentos industrial, residencial e automotivo. A perspectiva é de que o leilão acrescente mais 40 mil metros cúbicos por dia ao consumo atual. A Cegás, vinculada a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) participará do leilão como intermediária entre os consumidores e a Petrobrás, apresentando as propostas de volume de gás e preço de compra desejado pelos clientes.

O leilão eletrônico é a mais nova forma de comercialização do gás natural pela Petrobrás, sendo um processo mais rápido e eficiente.  A Cegás está contatando as empresas interessadas no insumo para uso pela primeira vez ou para expansão de suas atividades. A Petrobrás atenderá as melhores propostas. O leilão eletrônico acontece mediante site da Petrobrás restrito às empresas distribuidoras cadastradas.