Dez anos do Metrofor foi tema de debate na Câmara

27 de abril de 2009 - 03:00

O presidente da Companhia de Transportes Metropolitanos (Metrofor), engenheiro Rômulo Fortes, participou nesta segunda-feira (27), pela manhã, de audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza para debater os dez anos da Companhia Transporte Metropolitano  (Metrofor) e o seu projeto para a área central de Fortaleza. O evento, que contou com a participação de parlamentares, lideranças comunitárias, sindicais, representantes de prefeitura municipal e de empresas de ônibus, teve início com a apresentação de um histórico da obra, planejamento e sua situação atual. Em seguida houve debate aberto sobre o tema. Segundo Rômulo, todos os esforços no sentido de resolver pendências que possam atrasar os trabalhos estão sendo resolvidas, daí o grande avanço nos trabalhos nos últimos dois anos.

O primeiro estágio do Metrô apresentado foi a Linha Sul, que se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 subterrâneo e 2,2 elevados. Mais de 65% das obras civis da linha já estão prontas, devendo ficar concluída, em 2010, destcaou o presidente. Os trabalhos estão orçados em R$ 1,5 bi. O segundo estágio será a Linha Oeste, com 19 km em via dupla e o terceiro estágio complementará os anteriores, integrando o município de Maranguape.

O Metrô de Fortaleza aguarda atualmente o resultado da licitação para as obras de construção das estações João Felipe e Lagoinha, no Centro de Fortaleza que compõem a Linha Sul e o túnel de 700 metros ligando as respectivas estações. A obra está orçada em R$ 96 milhões. O trecho subterrâneo entre as estações São Benedito e Benfica já está pronto. Com a complementação, o Metrô seguirá por via subterrânea do Centro até às proximidades da avenida Padre Cícero. Ao mesmo tempo, a partir do dia 3 de maio, haverá a interrupção da circulação do trem que circula da estação de Parangaba até a estação João Felipe. A medida visa possibilitar a conclusão do trecho em superfície do metrô. Dessa forma, o trem sairá da estação Vila das Flores (Pacatuba) até Parangaba, retornando dali para Pacatuba. Para amenizar os transtornos aos usuários o Metrofor reduzirá, a partir da mesma data, em 50% o valor da passagem na Linha Sul.

Paralelo a estes trabalhos, ressaltou Rômulo Fortes, o Governo do Estado está providenciando a aquisição de dez trens de unidades elétricas (TUEs) para o Metrô de Fortaleza. O edital deverá ser lançado em breve a a previsão é que no dia 1º de junho as propostas das empresas comecem a ser avaliadas. A empresa vencedora da licitação deverá entregar a primeira unidade até setembro de 2010. A compra de mais dez trens para o Metrô de Fortaleza vai atender ao aumento da demanda de passageiros prevista pelo Metrofor, que deve tingir os 350 mil passageiros/dia. Para Rômulo Fortes, o Metrô de Fortaleza é uma obra imprescindível e de grande alcance social para Fortaleza e sua região metropolitana, uma vez que solucionará o transporte de massa dos corredores norte e sul da RMF, pois proporcionará o atendimento da maioria da demanda do transporte público de passageiros, de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, beneficiando um contingente populacional de baixa renda com melhores condições de segurança. Rapidez e pontualidade.