Governo entrega novo aeroporto regional em Tauá

29 de abril de 2009 - 03:00

As condições operacionais do Aeroporto Regional de Tauá foram aprimoradas e agora permitem a operação de aeronaves de médio porte, em ligação com a Capital e outros centros regionais. As novas instalações serão entregues à população neste domingo (3) pelo governador Cid Gomes, o secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, dirigentes de órgãos ligados ao setor e representantes municipais. O investimento foi de R$ 3,76 milhões, do Tesouro do Estado. A construção das pistas de pouso e decolagem (com 1.200m x 30m), pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros (com área de 228 metros quadrados) estão inclusas na obra. Os serviços de balizamento, como sistema de proteção de vôo, garantirão as operações noturnas. Além disso, também está assegurada a urbanização das vias de acesso e serviços de combate a incêndio.

Esse é mais um equipamento do Estado que recebe investimento, com vistas a incrementar o desenvolvimento da aviação regional do Ceará, pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra) e com execução do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Seinfra. Além do aeroporto de Tauá, o Governo do Estado responde por nove aeroportos regionais: Camocim, Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Campos Sales, Quixadá, Sobral e Iguatu.

Além desses equipamentos, a construção do aeroporto de São Benedito está com o projeto em elaboração, com licitação prevista para daqui a três meses. Existe também o projeto para a construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja previsão de início é para ainda este ano. Com 2.500 metros de extensão, o aeroporto terá a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará. A intenção é incrementar o acesso a Jericoacoara, destino turístico que cada vez mais ganha destaque internacional.