Avançam obras de remodelação e testes de trens continuam

30 de abril de 2009 - 03:00

O Metrô do Cariri, que interligará as cidades de Crato a Juazeiro do Norte, na região caririense, avança com a realização de vários serviços como a remodelação da via permanente, entre aqueles municípios, a edificação do centro de manutenção e o desvio da ferrovia de acesso ao platô da oficina. Os serviços estão sendo realizados pela empresa Fuad Rassi Engenharia, vencedora da licitação, no valor de R$ 7,3 milhões com conclusão prevista para novembro deste ano. Os trens que servirão ao sistema passam por testes de velocidade continuamente. O Metrô do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado visando a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do interior do Estado.

Os serviços de edificação, terraplenagem, remodelação da via permanente, para circulação do metrô do Cariri no trecho Crato-Juazeiro do Norte incluem a construção do desvio da estação São José; desvio da entrada das oficinas; remodelação da via entre a estação de Juazeiro e o bairro de Fátima; construção das estações de passageiros Padre Cícero, Muriti, Antônio Vieira, Teatro, São Pedro e Fátima; estações de passageiros do Crato, São José; e urbanização da estação do Crato. Fazem parte também o Centro Administrativo e de Operações; Centro de Manutenção; bloco depósito, sistemas fixo e via permanente; posto de abastecimento e lavagem; vestiários do bloco de manutenção; terraplenagem do desvio de acesso e platô das oficinas; e a superestrutura das linhas dos desvios de acesso às oficinas.

A empresa Bom Sinal, fabricante dos trens que serão utilizados pelo Metrô, continua realizando testes de velocidade e frenagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (TRAM) do Metrô do Cariri. As últimas avaliações para aperfeiçoar o sistema, aconteceram nos dias 27 e 28 no trecho Murití (Crato) a estação de Juazeiro do Norte. O Metrô será composto por dois TRAMs com dois carros cada um. Os veículos estão sendo fabricados em Barbalha e custaram ao Estado R$ 4,5 milhões, incluindo a manutenção das máquinas por dois anos. São duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60km/h. A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia com período operacional entre 5:30 e 22:30h horas, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é de que comece a operar no segundo semestre de 2010.
O Metrô utiliza o modal ferroviário aproveitando, em sua maior parte, o leito do sistema atualmente existente. O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,6km. É um transporte de média capacidade e grande conforto, utilizando veículos tipo VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, denominado TRAM – Transporte Rápido Automotriz. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela antiga Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária Transnordestina Logística (ex-CFN) até o distrito de Muriti, no Crato. O trecho entre Muriti até a antiga estação do Crato, cerca de 4km, foi desativado a mais de vinte anos, sendo, portanto necessária à implantação de nova via. O restante do trecho (entre Muriti e Juazeiro do Norte) está passando por serviços de remodelação necessária ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança a um sistema ferroviário de passageiros.