Detran-CE entrega CNH via Sedex dos Correios

6 de maio de 2009 - 03:00

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), órgão vinculado a Secretaria da  Infraestrutura do Estado (Seinfra) passou a entregar as cédulas da Carteira Nacional de  Habilitação (CNH) pelos Correios, via Sedex. A medida visa dar maior comodidade aos  usuários, evitando filas e deslocamentos ao órgão. A nova modalidade de entrega começou no dia 30 de abril quando quase 3 mil CNHs foram  enviadas via Correios.

Segundo o Diretor de Habilitação, João Bezerra,  no prazo de 48 horas os usuários recebem o documento em sua  residência. A entrega via Correios abrange todos os procedimentos da CNH – primeira habilitação e renovação segunda via. No Ceará, atualmente há cerca de 1 milhão 160 mil pessoas portadoras  da CNH. Em junho de 2007, eram 937.206 mil habilitados no Estado.

A  partir de 2007, o DETRAN-CE ampliou a emissão do documento, com a  agilização do atendimento, racionalização dos serviços, intensificação  da fiscalização, multando os que conduziam veículos sem habilitação,  implantação da emissão diária do documento nas regiões Norte (Sobral)  e Sul (Juazeiro do Norte). Outros dois fatores fizeram aumentar a emissão da CNH: as novas regras para quem vai obter ao documento pela primeira vez, elevando a carga  horária de 60 para 110 horas-aula nos Centro de Formação de Condutores  (CFC), em vigor desde janeiro último; e o programa CNH Popular, do  Governo do Estado, que prevê a emissão de 25 mil unidades do documento  por ano.