Coordenador da CEC fará palestra sobre energia eólica no Estado

8 de maio de 2009 - 03:00

Vantagens e desafios da energia eólica na matriz energética do Ceará será o tema de palestra a ser apresentada na próxima quarta-feira (13), em São Paulo, pelo coordenador de Energia e Comunicações da Secretaria da Infraestrutura, Renato Rolim, no seminário Energia Eólica (2. ª edição) – Perspectivas, Implantação, Investimentos e Desafios para a Geração de Energia Limpa no Brasil, promovido pelo Canal Executivo. O Ceará conta atualmente com oito parques eólicos em operação, sendo três da Wobben Wind Power e cinco do Programa de Incentivo às Energias Alternativas (Proinfa), que deverá implantar até o final deste ano, outros nove, totalizando 14 parques eólicos, distribuídos nos municípios de Acaraú, Amontada, Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Juntos deverão gerar 500,9 MW.

O evento, do qual o coordenador participa como convidado pela segunda vez, é voltado a presidentes, diretores e gerentes de comercialização, regulação, planejamento, investimentos, projetos, produção industrial, desenvolvimento de negócios, operações, conservação de energia, eficiência energética, energias renováveis e financiadoras, investidores, grandes consumidoras de energia e governo e abordará ainda temas relevantes como custos para a produção de energia limpa, desafios da regulação do setor, o desenvolvimento da industria eólica entre outros.

Entre os palestrantes estão Sávio Rós, superintendente de Desenvolvimento da EDP Renováveis; Alexandre Pereira, gerente comercial da Wobben Wind Power e Alexandre Heringer, da Cemig Distribuição.A palestra do coordenador está inserida nas discussões que enfocarão a realidade do mercado de energias renováveis no País, o impacto positivo do uso dessa alternativa energética, como a redução do consumo de petróleo e os gargalos do setor, como os problemas na compra de equipamentos e conexão com a rede de distribuição de energia do País.