Governo promete recuperar estradas atingidas pelas chuvas

14 de maio de 2009 - 03:00

O Governo do Estado iniciará, em breve, uma grande ação com vistas a recuperar as estradas estaduais atingidas pelas chuvas. A declaração foi feita pelo governador Cid Gomes, esta quinta-feira (14) durante solenidade de inauguração da Escola de Educação de Trânsito do Ceará na sede daquele órgão. Também na ocasião autorizou as obras de construção de um centro cultural, do setor de processamento de dados, e da sede da Delegacia de Furtos e Roubos de veículos (DFRV), de uma unidade do Grupo de Socorro de Urgência (GSU). O investimento é da ordem de R$ 5,3 milhões.

Durante a solenidade, que contou com as participações do secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, dos superintendentes do Detran-CE, João Pupo, e do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Francisco Quintino, autoridades parlamentares, militares, funcionários e convidados, o Governador destacou que o Detran-CE tem enfrentando os grandes desafios de coordenar as ações de trânsito mediante investimentos importantes, citando a implantação dos novos postos de serviços do órgão à população e nas atividades aos usuários da capital, citando a Escola de Educação de Trânsito, apontada como uma importante ferramenta para educar os futuros condutores de veículos. Os investimentos foram distribuídos entre o Metrofor, Lego e Detran.

A Escola está localizada numa área de mil metros quadrados, dispondo de 600 metros de pista de testes, auditório, sala de lanche, sala de controle com computadores, lan house com 16 cabines equipadas com jogos de educação de trânsito. Há ainda uma minicidade, feita com peças de jogos da Lego, onde a criança pode interagir mediante o controle dos veículos que circulam na cidade. Equipe orienta as crianças acerca da observação da sinalização de trânsito da minicidade. A Escola funciona na sede do Detran.

O secretário Adail Fontenele, também destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Detran-CE, ressaltando que o foco atual no trânsito de passageiros, que tem contribuído de grande forma para melhorar as condições desse serviço prestado à população. “Dentro dessa premissa de melhor servir, o Governo do Estado está realizando a primeira licitação da história do transporte de passageiros intermunicipal, o que vai aprimorar a qualidade dos serviços”. Finalizou.