Técnicos do BNDES visitam obras do TMUT no Pecém

15 de maio de 2009 - 03:00

Uma equipe de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está visitando as obras do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) no Terminal Portuário do Pecém. Na última quinta-feira (14), a visita foi ao canteiro de obras e nesta sexta (15), na sede da Seinfra, a equipe verifica documentação sobre a parte financeira da obra. O BNDES financia 80% dos recursos da construção do TMUT, orçado em R$ 313 milhões, bem como R$ 37 milhões para a implantação das camisas de revestimento dos pilares da ponte de acesso. O total de investimentos é de R$ 350 milhões, sendo que o Governo do Estado responde por 20% referente à contrapartida.

O Secretário Executivo da Seinfra Joaquim Firmino Filho explica que a cada três meses é feito um repasse de parte do empréstimo pelo Banco para a Seinfra. E que antes do repasse a Seinfra encaminha ao BNDES um resumo da prestação de contas para que seja feita a liberação do próximo aporte. Antes do repasse acontece a visita da comitiva para checar o estágio da obra e a documentação da parte financeira. O Banco já fez um repasse inicial de cerca de R$ 6 milhões e agora deverá ser fazer o segundo aporte, ainda sem valor definido.

O TMUT está sendo construído pelo consórcio Marquise/Ivaí e deverá ficar pronto até 2010. O equipamento vai permitir o incremento da movimentação de contêineres, elevando a atual movimentação de 150 mil Teus ano, para 750 mil Teus ano. As obras constam de prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra demandará recursos da ordem de 313,7 milhões.

Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita.