Seinfra coordenará plano de integração portuária

18 de maio de 2009 - 03:00

O setor portuário cearense vai trabalhar de forma integrada. Para isso, será elaborado o Plano de Desenvolvimento e Integração Portuária cuja coordenação será feita pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) mediante parceria com a Cearaportos, sua vinculada, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Companhia Docas do Ceará. O Plano, orçado em R$ 1,4 milhões, visa realizar um diagnóstico da situação dos portos cearenses, em especial o Terminal Portuário do Pecém e o do Mucuripe, e, a partir desses estudos, identificar suas vocações e potencialidades.

Joaquim Firmino, secretário-executivo da Seinfra, junto com Humberto Castelo, diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Operacional da Cearáportos, Mário Fracalossi (Seplag) e Sérgio Novaes, presidente da Companhia Docas, integram o grupo que tratará da elaboração do Estudo. O grupo estará na Secretaria Especial de Portos (SEP), em Brasília, no próximo dia 21 onde tratará de detalhes acerca das ações e recursos para o trabalho.

Conforme o secretário-executivo, o estudo vai apontar qual a verdadeira vocação de cada porto e indicar os meios para que estas sejam otimizadas, revelando que o Plano não será aplicado apenas aos dois maiores portos cearenses, o Pecém o do Mucuripe, mas também aos portos menores como Camocim, Acaraú e Aracati, de forma que também desenvolvam suas potencialidades.

Firmino ressalta que essa parceria entre os dois maiores portos cearenses já havia sido formatada desde o início do atual Governo estadual, quando ambas as companhias portuárias se reuniram e traçaram as primeiras diretrizes com vistas a atuarem de forma mais integrada, visando o desenvolvimento do Ceará.