Estado retomará obra de construção do Hospital Polo de Acaraú

26 de maio de 2009 - 03:00

As obras do Hospital Polo de Acaraú, na região Norte do Estado terá suas obras concluídas. Os trabalhos estavam paralisados desde 2002. O Governo do Estado decidiu, com recursos próprios, investir R$1.686.292,66 na conclusão da segunda e última etapa do equipamento, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Faltam 40% das obras para o hospital ficar pronto, no prazo de seis meses. Os trabalhos serão fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra. Na primeira etapa, executada de abril a dezembro de 2002, o investimento foi de R$ 1.308.586,77.

O Hospital Polo de Acaraú, com 50 leitos, vai atender a população dos municípios da 12º Coordenadoria Regional de Saúde. Além de Acaraú, serão atendidos no hospital os moradores de Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco e Morrinhos. No Hospital Polo de Acaraú a população terá acesso às seguintes especialidades: oftalmologia, obstetrícia, traumatologia, cirurgia geral. Na nova unidade haverá três salas cirúrgicas.

Com o Hospital Polo de Acaraú aumenta para 35 o número de hospitais-polo, sendo 32 no Interior e três na Capital. Por mês, a Sesa libera R$ 3 milhões e 590 mil para os atuais 34 hospitais-polos. Os recursos são exclusivamente do Tesouro do Estado.

Também em Acaraú o Governo do Estado está construído o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional .O investimento total é de cerca de R$ 800 mil, oriundos do Tesouro do Estado. A unidade contará com 41 profissionais realizando até 136 atendimentos por dia oferecendo à população acesso gratuito a serviços de ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e até ao diagnóstico do câncer de boca.