PGE recebe hoje propostas para a compra de 20 trens para o Metrô de Fortaleza

1 de junho de 2009 - 03:00

Acontece nesta segunda-feira (1. º), às 16 horas, na Central de Licitações do Estado, a concorrência pública para aquisição de 20 trens para equipar a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O edital tem valor previsto de R$ 240,35 milhões. Os trens, conforme especifica o Edital, deverão ser fabricados em alumínio ou aço inox, possuir sistema de ar-condicionado, suspensão pneumática e aceleração metroviária, entre outros itens de conforto e segurança. As unidades terão capacidade para transportar aproximadamente mil passageiros por composição. A empresa vencedora da licitação deverá entregar a primeira unidade até setembro de 2010 e as demais a cada mês subsequente.
 
A Linha Sul liga interliga o trecho Vila das Flores (Maracanaú) ao Centro de Fortaleza, atendendo o Distrito Industrial de Maracanaú, os pólos industriais de Caucaia, Maranguape e Acarape, os bairros dormitórios e os pólos turísticos e de comércio atacadista. A previsão é que esse trecho do Metrô seja concluído em 2010. O público usuário da linha está estimado em 485 mil passageiros. O primeiro estágio do Metrô, a Linha Sul, se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 subterrâneo e 2,2 elevados. O segundo estágio do Metrô será a Linha Oeste, com 19 km em via dupla e o terceiro estágio complementará os anteriores, integrando o município de Maranguape.

No momento estão sendo iniciadas as obras de construção das estações João Felipe e Lagoinha, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o túnel ligando as respectivas estações, com cerca de 700 metros de extensão. O trecho subterrâneo entre as estações São Benedito e Benfica já está pronto. Com a complementação, o Metrô seguirá por via subterrânea do Centro até às proximidades da avenida Padre Cícero. As obras de construção da linha entre as estações de Parangaba e Centro também estão sendo realizadas, inclusive, o que foi necessário interromper a operação ferroviária no trecho Parangaba-Centro da Linha Sul.
 
O Metrô de Fortaleza vai solucionar o transporte de massa dos corredores norte e sul da Região Metropolitana da Capital, proporcionando o atendimento da maioria da demanda do transporte público de passageiros, atendendo, além de Fortaleza, as populações dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, onde se concentra a maior parte dos conjuntos habitacionais, beneficiando um contingente populacional de baixa renda com melhores condições de segurança. Rapidez e pontualidade.