Empresa italiana apresenta proposta para fornecer trens para a Linha Sul

2 de junho de 2009 - 03:00

A empresa italiana Ansaldo Breda SPA, entregou no último dia primeiro à Comissão Central de Concorrências do Governo do Estado, os documentos de habilitação e proposta de preço para oferta de 20 trens voltados à Linha Sul, que ligará a estação João Felipe (no Centro) à estação Vila das Flores, em Maracanaú, do Metrô de Fortaleza. O valor estimado para aquisição das unidades, publicado no Edital, é de R$ 240,3 milhões. A empresa foi à única a apresentar a proposta foi representada, na ocasião por dois de seus diretores e um representante, que participaram da reunião, que aconteceu às 16 horas, no Palácio Iracema.

Conforme o representante da empresa Francisco Paiva, a Ansaldo Breda, ainda não fabrica composições ferroviárias para o Brasil, devendo ser esta a primeira encomenda. “Temos grande esperança que seremos parceiros no Metrô de Fortaleza”, disse o representante, acrescentando que seus produtos são fornecidos para empresas na Itália, nos Estados Unidos, Turquia e Espanha. A Ansaldo Breda foi uma das fábricas visitadas pelo governador Cid Gomes, em março deste ano, junto com o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, para  conhecerem novas tecnologias para veículos rodantes a serem adquiridos para o Metrô de Fortaleza. Participaram da reunião os diretores italianos Bruno Tasseli e Vito Di Michelle.

Os documentos da empresa foram encaminhados em seguida para a Secretaria da Infraestrutura. Técnicos da Seinfra e do Metrofor farão a análise de qualificação técnica da empresa, devendo encerrar essa fase já na próxima semana. Logo em seguida será aberta a proposta comercial. O Edital estabelece que a empresa fornecedora terá o prazo de 15 meses, após a emissão da Ordem de Serviços, para a entrega das unidades. Serão 20 Trens Unidade Elétrica (TUE), sendo cada unidade composta de três carros.