Técnicos da Seinfra e Detran já estão analisando os documentos de habilitação

4 de junho de 2009 - 03:00

Representantes de 21 cooperativas de transportes de passageiros apresentaram na última terça-feira (3), à tarde, à Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE), as suas propostas técnicas e documentos de habilitação para obterem a permissão para exploração do serviço regular interurbano complementar de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, a serem operados por veículos do tipo van ou miniônibus. Foram oferecidas quatro linhas radiais e seis regionais que abarcam todo o Interior do Estado do Ceará. A licitação foi promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). No mesmo dia, pela manhã, foi a vez da licitação para a concessão de linhas de ônibus intermunicipais, dos quais dez empresas e dois consórcios concorreram a oito lotes.  A documentação passa agora por análise técnica para, em seguida, serem abertas as propostas de preços, ainda sem data marcada. É a primeira licitação dos serviços de transportes intermunicipais de passageiros da história do Estado.

Os proprietários de vans organizados em cooperativas lotaram as dependências da sala de reuniões da Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde funciona a Comissão de Concorrência. Participaram as seguintes cooperativas: Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros da Região do Cariri (Coopatarc), Transportes Alternativos Crajuá, Transporte Alternativo de Várzea Alegre, Transporte Alternativo do Araripe, Transporte do Vale do Acaraú (Cootransvace), Motoristas Profissionais dos Transportes (Transcoopce), Profissionais em Transportes Alternativos de Passageiros de Farias Brito e Região do Cariri (Cooperfab), Transportes Alternativos de Caririaçu do Ceará (Cootac), Transportes Alternativos de Santana do Cariri (Coopertasc), Proprietários em Transportes Alternativos Intermunicipal e Turismo de Caucaia e Região (Coopercauc), Transporte Alternativo e Similares de Forqilha (Coopfornorte), Profissionais Proprietários de Transportes, Rodoviário Intermunicipal Regular e Complementar de Passageiros do Estado do Ceará (Coopitrace), Proprietários de Veículos e Aluguel e Topiqueiros de Varjota (Cooprovar), Motoristas de Transportes Alternativos de Crateús (Cooptranscrat), Intermunicipal dos Proprietários dos Transportes Alternativos de Passageiros do Maciço de Baturité (Cooptrater), Transportes Complementar do Ceará (Cootace), Cootman, Transporte e Turismo do Ceará (Coottrece), Intermunicipal Transportes. Alternativos Ceará (Rota Norte), e de Transportes Alternativos Intermunicipais e Fretamento do Ceará (Cootralin).