Obras do quebra-mar do TMUT do Pecém já atingem 100 metros de extensão

15 de junho de 2009 - 03:00

As obras de ampliação do quebra-mar do Terminal Portuário do Pecém, que abrigará o Terminal de Múltiplo Uso Pecém (TMUT), já atingem mais de 100 metros de extensão, o equivalente a 10% do total da obra, de mil metros previstos, conforme a Companhia de Integração Portuária (Cearáportos), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Com a ampliação, a estrutura passará a ter 2.700 metros de extensão. O TMUT deverá ficar pronto até 2010. A obra está sendo construída pelo consórcio Marquise/Ivaí e permitirá quadruplicar a atual movimentação de contêineres, elevando de 150 mil TEUS ano para 750 mil ano. Cerca de 50 carretas trabalham no transporte e lançamento de pedras para a obra.

 

As obras constam ainda da construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra demandará recursos da ordem de R$ 313,7 milhões.

 

O Terminal do Pecém, desde o início de suas operações, tem utilizado os dois berços de atracações do Terminal de Granéis Sólidos e Produtos Siderúrgicos, em caráter provisório, para movimentação de cargas múltiplas, resultando em expressivo aumento do total de cargas movimentadas, daí a necessidade de um terminal exclusivo para este tipo de carga.

 

Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita. 

 

Ao mesmo tempo estão sendo construídas, parte em Fortaleza e outra parte em Pernambuco, as camisas metálicas de revestimento dos pilares da ponte de acesso. As 996 camisas metálicas terão 0,80 metros de diâmetro cada, com 24.900 metros, pesando 4.980 toneladas servindo para o revestimento das estacas de concreto da ponte e do cais de atracação. O investimento será de R$ 36,7 milhões.