Governo do Estado e sócios da CSP assinam protocolo para implantação de siderúrgica no Pecém

17 de junho de 2009 - 03:00

A construção de uma siderúrgica no Ceará deverá enfim se tornar uma realidade. Será assinado nesta quarta (17), às 14 horas, em solenidade no auditório do Palácio Iracema, o protocolo de intenções entre o Governo do Estado, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e suas sócias, a brasileira Vale e a coreana Dongkuk, para a implantação da siderúrgica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), prevista para operar sua primeira etapa em 2013.

 

Participam da solenidade o governador Cid Gomes, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o diretor-presidente da Companhia, Maurício Chu, de representantes da Vale e da Dongkuk, sócia do projeto, o secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, além de representantes de outros órgãos envolvidos no projeto da siderúrgica. Na mesma ocasião será dada a Ordem de Serviço para o fornecimento e instalação da correia transportadora de minérios do terminal portuário do Pecém.

 

A siderúrgica produzirá seis milhões de placas de aço anuais. Desse total, três milhões serão fabricadas na primeira fase de funcionamento do projeto, que se inicia em 2013, dobrando essa capacidade em 2015. A construção do empreendimento está prevista para ser iniciada em janeiro do próximo ano. O investimento previsto com o projeto é de cerca de US$ 5 bilhões. A implantação da CSP, ressaltou o secretário da infraestruturado do Estado, Adail Fontenele, é fundamental para o desenvolvimento do Estado, tanto qualitativo quanto quantitativo, uma vez que implicará em uma ampliação da economia industrial do Estado da ordem de 48%, gerando um incremento de 12% no Produto Interno Bruto (PIB) cearense.

 

O Governo do Estado está presente desde o início do projeto garantindo a infraestrutura necessária para atrair o empreendimento. Para isso o Estado está fazendo vultosos investimentos como o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), um equipamento que, dentre outras vantagens, vai fornecer o TSID, um píer de atracação exclusivo para as atividades da CSP, fortalecendo o investimento e ampliando a capacidade do terminal para outros produtos. Estes investimentos são importantes para a implantação da refinaria de petróleo que também se instala no CIPP.

 

A correia transportadora será implantada pelo consórcio Pecém KN (Normatel e Koch do Brasil). A fabricação e a implantação do equipamento custarão R$ 148,3 milhões e conclusão será em dois anos. A correia vai equipar o CIPP em função da implantação de empreendimentos como as usinas térmicas da MPX e da Companhia Siderúrgica do Pecém. A Capacidade nominal de transporte de carvão mineral do equipamento será de 2.400 toneladas por hora. O insumo é retirado do navio e conduzido por correia até o pátio de estocagem das empresas que utilizarão esse tipo de combustível, utilizando tecnologia de baixo impacto ambiental, e já usada em outros portos do País.