Obra de rebaixamento da estação de Parangaba deixa moradores satisfeitos

19 de junho de 2009 - 03:00

Desmonte peça por peça, colocação de sensores de prumo, amarração com estacas e suporte subterrâneo da base por chapas de aço são parte da tecnologia que está garantindo a segurança necessária às obras de rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba, realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

O serviço, o primeiro trabalho desse tipo feito no Ceará, e que servirá para viabilizar o elevado por onde passará o Metrô de Fortaleza naquele trecho, deverá rebaixar a edificação, que pesa 367 toneladas, em 3,5 metros em relação ao nível da rua. Os serviços, que incluem também a reforma da estação, estão sendo feitos pela Rodrigues Engenharia Ltda, vencedora da licitação, ao custo de R$ 794 mil – recursos do tesouro do Estado – e, deverão estar concluídos em meados de agosto. Ao final a estação deverá abrigar ainda equipamentos para utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação.

 

Segundo o secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges, que visitou a obra nesta quarta-feira (18), junto com representantes do Comitê pró-Tombamento da Estação, estão sendo tomados todos os cuidados para que o rebaixamento seja feito com segurança sem causar qualquer prejuízo a estrutura da edificação. “Após diversos estudos feitos, escolhemos essa técnica porque é a mais segura para esse tipo de edificação”, explicou o Otacílio Borges.

 

Além de serem fincadas duas paredes de concreto de oito metros no chão, uma em cada lateral da estação que servirão para absorver a vibração do trem de carga que passa ao lado, evitando assim, qualquer trepidação na estrutura da edificação, o prédio será envolvido também por chapas de aço que ficarão embaixo da estrutura.

 

A estação será rebaixada 3,5 metros. Com o peso, o prédio descerá para a profundidade desejada e de forma gradativa por força da gravidade. Para dar a segurança contra qualquer desnível neste processo, serão colocados sensores que acusam a mínima saída de prumo, destacaram os engenheiros da obra. A estação ganhará também uma urbanização no seu entorno, com jardins.

 

Os representantes da comunidade demonstraram satisfação ao tomar conhecimento não só da preservação do patrimônio, mas com o cuidado e a segurança necessária que o Estado está tomando no processo de rebaixamento da estação. “Agora estamos tranqüilos e podemos constatar que a Seinfra está fazendo um bom trabalho e que a estação será preservada”, disse Jeová Pedra, representante da comunidade e um dos mais antigos moradores do bairro.