Seinfra debate projetos para Copa de 2014

22 de junho de 2009 - 03:00

“O Ceará tem um projeto de investimentos audacioso para sediar a Copa de Futebol, e nossos esforços mostram que cumpriremos a contento todas exigências da Fifa”. A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges Filho durante o Seminário “Cresce Brasil – Desafios da Copa de 2014: Tecnologias, Produtos e Serviços”, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) e Federação nacional dos Engenheiros no Ceará (FNE), com patrocínio da Confea e Crea-CE, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

O evento, que contou com as presenças do secretário dos Esportes, Ferrucio Feitosa, de representante da Prefeitura, federação e sindicato de engenheiros, abordou, durante todo o dia temas relacionados aos investimentos públicos e privados nos diversos setores envolvidos na competição. Devem ser investidos em setores como praça de esportes, rodovias, turismo, segurança, transportes, saneamento e saúde cerca de R$ 9,5 bilhões.

Otacílio Borges, que apresentou um breve relato dos investimentos feitos na infraestrutura viária de Fortaleza com vistas a tornar o fluxo de veículos mais adequado ao grande número de visitantes que virão ao Ceará durante a Copa e que também terão uso posterior pela população cearense, destacou entre as principais obras o Metrô de Fortaleza, cuja Linha Sul avança, estando inclusive sendo construídas as estações João Felipe e da Lagoinha, no Centro. Também apontou as intervenções em outros trechos rodoviários.

O Secretário Ferrucio Feitosa, que também apresentou painel sobre os investimentos para a Copa ressaltou que o Plano de Investimentos deverá ser motivo de entendimentos com o Governo Federal e que faltam apenas cerca de R$ 3 bilhões para alcançar o montante a ser aplicado nas obras, que contemplam a ampliação e modernização do estádio Castelão, intervenções viárias, em turismo, segurança, transporte, logística, saúde e saneamento. Os painéis foram seguidos de debates e resposta à questionamentos feitos pelos participantes.