Power Future busca políticas alternativas para setor de energia renováveis

29 de junho de 2009 - 03:00

Uma política voltada ao setor de energias alternativas, leilões específicos para o setor mais incentivos e a eliminação de entraves para a ampliação dos investimentos. Estas foram algumas das reivindicações da cadeia produtiva do setor reunidos na Exposição Internacional e Seminário das Energias Alternativas e Renováveis – Power Future 2009 – aberta na manhã desta segunda (29) – e que se estenderá até quarta hoje (01), no centro de eventos do Hotel Praia Centro. O evento, promovido pela Câmara Brasil-Portugal, e com apoio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Associação Brasileira de Energia Eólia (Abeeólica), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Cenea) e Asociação Brasileiras dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).

A solenidade de abertura contou com as presenças do secretário-adjunto da infraestrutura, Otacílio Borges, do presidente da Adece, Antônio Balhmann, do presidente da Fiec, Roberto Macedo, do presidente da Câmara Brasil-Portugal, Armando Abreu, do senador Inácio Arruda e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, além de representantes de empresas desenvolvedoras de tecnologias do setor, fornecedores de equipamentos e serviços, pesquisadores e entidades públicas de financiamento.

O evento acontece até o dia 1.º de julho e colocará em debate diversos aspectos do setor de energias alternativas. O primeiro painel apresentou o tema “Políticas Públicas para o setor de Energia renovável: Regulação e Financiamento”, que teve como moderador o secretário-adjunto da Seinfra. O presidente do BNB, destacou a elevação dos níveis de investimentos em infraestruturas que impactam diretamente no setor de energias alternativas, sobretudo a eólia no Ceará e outros Estado da Região. Antônio Balhmann, da Adece, destacou por sua vez que o setor tem se desenvolvido paulatinamente, removendo os principais entraves que terá um grande futuro na matriz energética do Estado e do País. Amanhã (30), acobntece os painéis “Energias Renováveis: Licenciamento ambiental”, das  8 ás 9h30min, “Energia Eólica: Implantação de projetos e Desenvolvimento da Cadeia produtiva”, das 10 às 13h30, “Fabricantes, Contratantes e EPC’s”, das 14 às 16 horas.

O Power Future visa incentivar o uso das energias renováveis, divulgando novas tecnologias energéticas e trabalhos técnicos relevantes para o setor. Durante o evento, temas ligados às energias renováveis serão debatidos por convidados do poder público, investidores, indústria, financiadores, órgãos ambientais, entre outros. O evento acontece em Fortaleza-CE desde 2004.