Governo inaugura Casa de Privação de Liberdade – CPPL II, em Itaitinga

1 de julho de 2009 - 03:00

Com capacidade para 952 detentos, a Casa de Privação de Liberdade (CPPL) II, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, (1º), pelo Governador Cid Gomes. A CPPL Professor Clodoaldo Pinto está localizada no município de Itaitinga e é destinada a presos provisórios “não condenados”. Inicialmente, irá abrigar os presos que se encontram em Delegacias de Polícia da Capital e da Região Metropolitana.

A obra foi realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS) em parceria com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e responsável pelo acompanhamento e fiscalização da execução física dos serviços. Os serviços contaram com investimentos de R$ 16.105.956,34, oriundos do Tesouro do Estado. A edificação tem 224.147 m² de área construída, sendo que o bloco de celas tem 18.345 m² e os blocos administrativos e estacionamento outros 6.398 m².

O Bloco administrativo consta de grupo gerador, depósito de armas, alojamentos (oficial, PM e agentes), banheiros, descanso/leitura, terceirizados, informática, administração, CFTV, lavanderia, barbearia, vice-direção, direção, revista, identificação de preso/visita, triagem/guarda de presos, coordenação da educação, defensores, assistentes sociais, identificação/espera, vistoria, recepção de alimentos e refeitório. Já o Bloco de saúde dispõe de coleta, consultório médico/psicológico, consultório odontológico, sala de curativos/sutura, posto de enfermagem, rouparia, distribuição, expurgo/utilidade, farmácia, DML, banheiros, repouso e cela de isolamento.

Há ainda o Bloco de Vivência com 6 pavilhões de celas coletivas (cada um formado por 26 celas coletivas com capacidade para 06 detentos, comprimento de cada cela: 2,50 x 5,60m), 02 salas de múltiplas atividades, 3 salas de aula, 2 salas de triagem/espera de detentos, depósito, 3 oficinas, 2 quadras cobertas e 4 solários e dois Módulos de Isolamento, cada um formado por 4 celas individuais, 4 solários individuais, com comprimento de cada cela de 2,50 x 5,60m. Terá também dois alambrados externos com altura de 6m, com dupla camada de ouriços na parte superior.

A CPPL contará com um sistema de abertura de celas na parte superior, que não permite o contato direto do agente com o preso, sem riscos para o agente. Na admissão os internos receberão um kit com produtos de higiene pessoal e outro com uniformes.