Rebaixamento da Estação de Parangaba deve começar na próxima semana

1 de julho de 2009 - 03:00

 

O processo que deixará a Estação Ferroviária de Parangaba 3,5 metros mais baixa em relação ao nível da rua, permitindo a passagem do elevado do Metrô de Fortaleza, deverá começar na próxima semana, provavelmente na quinta-feira (9). A perspectiva é do engenheiro civil Antônio de Pádua Castro Rodrigues, responsável pelos trabalhos de rebaixamento e restauração daquela edificação.

 

Nesta semana está sendo feito o reforço da estrutura do prédio, com a colocação de tubos de aço nas paredes e de chapas de aço embaixo do prédio.”Tudo vai depender do comportamento da estrutura com essas intervenções”, disse o engenheiro acerca do início do rebaixamento propriamente dito, cujo término está previsto para agosto deste ano. A obra, pioneira no Estado, está sendo feita pela Secretaria da Infraestrutura do Estrado (Seinfra) e recebe investimentos de R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado.

 

A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação que foi todo acondicionado em plásticos de forma a evitar quaisquer danos a estrutura bem como as telhas, ripas e caibros. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de suporte subterrâneo da base com chapas de aço. Quando restaurada, a estação deverá abrigar ainda equipamentos para utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação.

 

Além de serem fincadas duas paredes de concreto de oito metros no chão, uma em cada lateral da estação que servirão para absorver a vibração do trem de carga que passa ao lado, evitando assim, qualquer trepidação na estrutura da edificação, o prédio será envolvido também por chapas de aço que ficarão embaixo da estrutura. A estação será rebaixada 3,5 metros. Com o peso, o prédio descerá para a profundidade desejada e de forma gradativa por força da gravidade. Para dar a segurança contra qualquer desnível neste processo, serão colocados sensores que acusam a mínima saída de prumo, destacaram os engenheiros da obra. A estação ganhará também uma urbanização no seu entorno, com jardins.