Propostas para reformas no Lord Hotel serão entregues hoje

3 de julho de 2009 - 03:00

A Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), recebe nesta sexta-feira (3), às 10 horas, os documentos de habilitação e propostas comerciais para as obras de recuperação estrutural do edifício Philomeno Gomes e Lord Hotel, situado na esquina da rua Liberato Barroso com 24 de Maio, no Centro. A obra, que vai possibilitar o andamento da construção do trecho do Metrô de Fortaleza entre as estações João Felipe e Lagoinha, ainda não tem prazo para iniciar. Mas deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Os trabalhos estão orçados em R$ 4.668.005,70 a serem pagos pelo Governo do Estado através da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). O prazo é de 10 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços. O chamado Beco da Poeira, feira informal de produtos como roupas e calçados, situado naquelas imediações, está sendo transferido para um prédio próximo.

O Lord Hotel foi desapropriado em 2001 pelo governo do Estado e sofreu processo de tombamento pela Prefeitura em 2006. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio, deverá ser reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área.

O prédio foi construído no início do Século XX e tem estrutura em concreto armado. Tanto a parte relativa ao edifício, no andar de baixo, quanto o hotel, na parte superior, são formadas por cômodos com área de, no máximo, nove metros quarados. Pilares, vigas e lajes estão em adiantado estado de deterioração causada por corrosão.

Dentre os serviços de reforço estrutural do prédio estão o escoramento de vigas, remoção de revestimento de vigas e limpeza da superfície de concreto, desoxidação dos vergalhões que servem de armadura de pilares e vigas e pintura impermeabilizante.