Avançam as obras de construção do Centro de Eventos do Ceará

8 de julho de 2009 - 03:00

A construção do Centro de Eventos do Ceará, que, após concluído, será o maior da América Latina, segue em ritmo favorável para que seja mantido o cronograma contratual das obras. Os serviços recebem a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Já foi implantado o canteiro de obras e o terreno passa por acompanhamento e controle planealtimétrico, com movimento de terra.

A estimativa é que, até a próxima segunda-feira, 13 de julho, devam chegar ao canteiro de obras, os equipamentos para a execução do início das fundações. O empreendimento será o mais moderno espaço para realização de feiras e eventos do Brasil. A construção, uma antiga demanda do setor turístico e de eventos do estado, receberá investimentos de cerca de R$ 279 milhões. O Centro fomentará, sobretudo, o turismo de negócios, aumentando significativamente a qualidade no setor de serviços.

Com um estilo arrojado, o projeto arquitetônico do Centro de Eventos do Ceará foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem as cores e formas das falésias das praias do Litoral Leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras. Quando construído, o Centro de Eventos do Ceará poderá receber até 30 mil pessoas em um único evento. A conclusão das obras está prevista para 2010.

O Centro, localizado à avenida Washington Soares, ocupará uma área total de 173 mil metros quadrados (com urbanização, estacionamento e edificação), dos quais 73 mil são direcionados para exposição, e 21 mil para jardins. O projeto inclui dois blocos subdivididos em módulos estanques, e uma Praça de Convivência, área onde estarão localizados equipamentos gastronômicos, espaços para encontros, lazer e entretenimento. O estacionamento tem capacidade para 2.500 veículos.