Edital para implantação do Metrô de Sobral deverá ser lançado no próximo dia 14

8 de julho de 2009 - 03:00

Depois do Trem do Cariri, que está em fase de testes e deverá começar a funcionar ate o fim do ano, o Governo do Estado vai dar início agora a implantação do Metrô de Sobral. O edital deverá ser lançado no próximo dia 14 e a entrega das propostas está marcada para o dia 24 deste mês. As empresas interessadas devem apresentar as propostas à Comissão Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que fica no Complexo do Palácio Iracema.

O processo de implantação será feito por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura. O projeto tem um investimento previsto de R$ 54 milhões. O Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos, cada um, por dois carros.

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano da cidade e terá duas linhas principais. A primeira, Linha Sul, com sete quilômetros extensão, terá utilização mista, pois aproveitará a linha de cargas, já existente. Deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, Linha Norte, terá quatro quilômetros de extensão e vai atender o lado norte da cidade, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.

Para a efetivação do projeto do Metrô de Sobral, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza). Após a licitação, o prazo para a conclusão do Metrô de Sobral será de 12 meses.