Secretário recebeu a imprensa e deu informações sobre a retomada das obras do Metrô de Fortaleza

9 de julho de 2009 - 03:00

O secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, recebeu a imprensa no fim da tarde desta quarta (8) quando prestou esclarecimentos sobre a decisão da Justiça em mandar o consórcio construtor retomar imediatamente as obras do Metrô de Fortaleza. O juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Carlos  Augusto Gomes Corrêa, em resposta à ação do Governo do Estado determinou a imediata retomada das obras, caso elas não sejam reiniciadas, o consórcio estará sujeito a pagamento de multa de R$ 100 mil ao dia.

 

O Secretário avaliou o esforço que o Estado vem fazendo para que as obras do Metrô se realizem a contendo, dentro do cronograma previsto com vistas à sua inauguração no final do próximo ano, data estabelecida anteriormente pelo governador Cid Gomes. Estamos agilizando ao máximo, processos licitatórios para obras importantes do Metrô’’, afirmou Fontenele.

 

Ele destacou a construção do viaduto da José Bastos com Padre Cícero, o rebaixamento da estação da Parangaba, a compra dos 20 trens, o reforço da estrutura do edifício Philomeno Gomes, Lord Hotel, a retirada do Beco da Poeira como obras, que resolvidas vão facilitar o cumprimento do cronograma de construção do Metrô de Fortaleza.

 

Adail Fontenele espera que o consórcio retome as obras ainda hoje, por acreditar na sensibilidade da empresa quanto à importância da obra para cidade, embora tenha ressaltado que a decisão do consórcio de parar as obras foi uma decisão unilateral e reprovada, portanto pelo governo, já que “não houve diálogo”.

 

O Secretário garantiu que o Estado vem cumprindo as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a retenção de 71,23% dos recursos repassados ao consórcio. Adail acredita também que o tempo de paralisação não deverá atrapalhar o cronograma das obras, embora reconheça que o desativamento de obra grande como esta sempre traz prejuízos e no caso o maior prejudicado é a população da cidade