Academia de Segurança prossegue obras

14 de julho de 2009 - 03:00

Continuam os trabalhos de reforma e ampliação da edificação que abrigará a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará, na avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Jardim Cearense. Com um financiamento do Tesouro do Estado, estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões, em serviços de reforma dos seis pavimentos; auditório para 180 pessoas; um míni-auditório para 80 pessoas; 18 salas de aula; cinco laboratórios, sala de ensino a distância, área de convivência, estacionamento para 96 automóveis, 32 alojamentos para oito pessoas cada; serviços preliminares; duas salas de defesa pessoal, academia, salas de atendimento a saúde; pisos internos; pisos externos; cobertura; pavimentação e paisagismo externo; instalações elétricas / telefonia / hidro-sanitárias/ lógica; pinturas gerais; três elevadores; reforma de uma piscina olímpica e outra de salto; ginásio poliesportivo; estande de tiro, campo de futebol, pista de atletismo, paisagismo e urbanismo.
No momento estão sendo iniciadas as fundações do estande de tiro; a conclusão da concretagem dos pilares do ginásio coberto, execução da laje de forro do pavimento superior do Anexo I; conclusão da concretagem dos pilares e recuperação dos pilares existentes do Anexo II; recuperação e reforço estrutural do prédio principal, revestimento cerâmico, esquadrias, demolições e retiradas em geral. O projeto propõe a criação de uma academia de forças integradas que tem por objetivo a graduação e pós-graduação de oficiais. A academia integrará o Corpo de Bombeiros, o Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças da Polícia (CFAP), a Perícia Forense (Pefoce), a Defesa Civil, a Polícia Civil e a Polícia Militar. O projeto  tem o intuito de fundir as corporações permitindo treinamento prático específico de cada corporação. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra,  acompanha e fiscaliza a reforma, que tem prazo de 360 dias para a conclusão. A construção foi iniciada em dezembro de 2008.