Estação de Parangaba recebe reforço para rebaixamento

17 de julho de 2009 - 03:00

A Estação Ferroviária de Parangaba está recebendo reforços em sua estrutura para em seguida dar início ao processo que deixará o prédio 3,5 metros mais baixo em relação ao nível da rua, permitindo a passagem do elevado do Metrô de Fortaleza. Os trabalhos envolvem a colocação de tubos de aço nas paredes e de chapas de aço sob o prédio, evitando trepidações. A obra é pioneira no Estado e está sendo feita pela Secretaria da Infraestrutura do Estrado (Seinfra) com investimentos de R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado, devendo terminar em agosto.

A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de um suporte subterrâneo da base com chapas de aço. Com o peso, o prédio descerá para a profundidade desejada e de forma gradativa por força da gravidade. Para dar a segurança contra qualquer desnível neste processo, serão colocados sensores que acusam a mínima saída de prumo. O secretário adjunto da Seinfra, Otacílio Borges, que acompanha os trabalhos pessoalmente, destacou que o processo de rebaixamento está obedecendo normas rígidas de segurança de forma a evitar qualquer comprometimentos à estrutura do prédio.

Ao final a estação deverá abrigar ainda equipamentos para utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação, inclusive uma urbanização no seu entorno, com jardins.