Escola de Trânsito do Detran recebeu mais de 700 estudantes

20 de julho de 2009 - 03:00

A Escola de Educação para o Trânsito do Estado do Ceará, inaugurada em maio passado, atendeu até agora mais de 700 crianças e adolescentes de instituições públicas e privadas de dez escolas da capital, disponibilizando diversos meios para a aprendizagem da importância do respeito às leis de trânsito. A Escola funciona na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), órgão vinculado à Seinfra, na Avenida Godofredo Maciel 2.900, Maraponga) nos turnos da manhã e tarde. Uma equipe formada por 16 monitores acompanha os alunos nas atividades oferecidas como lan house com jogos educativos, palestras, minipista, e maquete fixa, todas focadas na educação de trânsito.

Segundo a coordenadora da Escola, Ana Cláudia Reis Sales, os primeiros dias do equipamento, que integrou as comemorações dos 38 anos de criação do Departamento, foram marcados pelo treinamento dos monitores com vistas a oferecer um trabalho adequado e de qualidade na orientação dos usuários, sejam quanto ao manuseio dos equipamentos quanto ao ensinamento das leis de trânsito.

Na Escola, que ocupa uma área coberta de mil metros quadrados, as crianças e jovens – da faixa etária entre 6 e 16 anos -, aprendem sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito por meio de brincadeiras como a pilotagem de miniveículos, em uma pista asfaltada e sinalizada vertical e horizontalmente; conduzindo virtualmente veículos em uma cidade em miniatura, construídas com peças da Lego, retratando edificações de Fortaleza; assistem a vídeos educativos sobre trânsito; utilizam uma Lan House com 16 computadores, equipados com jogos educativos sobre trânsito e montam minicidades, também com peças da Lego, na Sala de Atividades. São três horas de atividades para cada turma, com intervalo para lanche. As solicitações de visita podem ser agendadas pelo e-mail escoladetransito@detran.ce.gov.br ou pelo telefone 3101.5898.