Detran-CE participa de operação conjunta com a Saúde

24 de julho de 2009 - 03:00

Uma operação conjunta de fiscalização será realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e outros órgãos municipais e Federais que atuam nas áreas de saúde e trânsito, neste sábado, dia 25, das 17 às 21 horas, na Avenida Padre Antônio Tomaz (após o  cruzamento da Avenida Sebastião de Abreu).

Atuarão servidores das Secretarias da Saúde do Estado e município, Samu, IJF, IML e Detran-CE, CPRV, AMC e equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Essa operação, que vem sendo realizada mensalmente em Fortaleza, é articulada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual.

A fiscalização neste sábado se justifica pela realização do Fortal, em
uma área da Praia do Futuro. Segundo a Diretora de Planejamento do Detran-CE, Lorena Moreira, as operações conjuntas visam a esclarecer à sociedade para a dimensão dos cuidados na direção dos veículos. Os servidores fornecem esclarecimentos sobre os procedimentos para que motoristas e  passageiros evitem serem vítimas de acidentes de trânsito. Segundo dados da área da saúde, uma das principais causas do aumento das despesas do poder público é com acidentados no trânsito, além dos transtornos para as famílias.

Durante os quatro dias de realização do Fortalo Detran-CE intensificará sua fiscalização com quatro equipes, para  evitar que motoristas alcoolizados dirijam veículos, conforme a Lei Seca. Ao todo vão atuar diariamente 44 agentes e policiais da Companhia de Policiamento Rodoviário e do Ciops. As avenidas e vias de acesso à Cidade Fortal  terão barreiras do Detran, cujas equipes vão utilizar bafômetros (são dois aparelhos por  equipe).

No Fortal do ano passado, quando se completou o primeiro mês de 
vigência da Lei Seca (Lei 11.705) ou Lei de Alcoolemia Zero, o Detran multou dois motoristas,  por estarem com menos de três décimos de miligramas de álcool por cada litro de ar expelido  pelos pulmões. O valor da multa é de 957,70 e a CNH é retida, devendo ter seu uso suspenso por 12 meses.