Governador media valor de indenizações para ampliação de trechos da CE-040

28 de julho de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes promoveu na manhã desta terça (28), em Cascavel, uma manhã de negociações acerca das indenizações residenciais e comerciais que o Estado pagará aos donos de imóveis que serão desapropriados para poder fazer as obras de ampliação da estrada da CE-040, entre Iguape e Cascavel e Cascavel Beberibe, litoral Leste do Estado. As obras, divididas em dois trechos totalizando 45 km de extensão está orçada em R$ 77 milhões, já haviam sido, inclusive iniciadas, mas sofreram atrasos devido à falta de acordo em alguns casos. “Estou aqui para resolver os problemas e retomar logo as obras nestes dois trechos. Ninguém sairá prejudicado, vamos pagar um valor justo, porque o Estado quer que todos saiam satisfeitos”, enfatizou o Governador.

 

A reunião aconteceu no auditório da Escola de Educação Profissional Edson Queiroz, e contou com as presenças do secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, do secretário do Turismo, Bismarck Maia, superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), e de representantes do Ministério Público, técnicos e lideranças políticas, além dos donos de imóveis.

 

Negociando pessoalmente com os atingidos pela obras, cerca de 500, o Governador destacou a importância do empreendimento, tanto para o desenvolvimento da região quanto para a melhoria das condições de vida da população, a ser proporcionada pelo crescimento da economia devido ao incremento das atividades turísticas naquela zona litorânea. O Governador estabeleceu regras para as negociações acerca do valor das indenizações para casas e pontos comerciais: o terreno sem benfeitorias que tivesse atingido apenas um terço do imóvel, não receberia a indenização; de 1/3 a 2/3 pagaria a metade da área; se fosse a totalidade da área o Estado pagaria o valor integral. Cid Gomes negociou com cada indenizado o valor constante no Laudo de Avaliação do valor do imóvel a ser indenizado, oferecendo valor mínimo a ser pago para cada imóvel.

 

O motorista desempregado Francisco Silvano, 31 anos, casado, que teve sua casa feita de taipa de 42 metros quadrados atingida pelas obras de ampliação da estrada, negociou o valor da indenização, subindo de R$ 3.900 para 10 mil. “Vai ser bom, pois é um preço mais do que justo”, comemorou sob os aplausos da platéia.