Concluido o rebaixamento da Estação da Parangaba

30 de julho de 2009 - 03:00

Até o final do expediente desta quinta (30) estará concluído o processo de rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba, em seguida terá início a fase de restauração do prédio, que será urbanizado para abrigar um equipamento cultural com ilha digital e acervo histórico do bairro. Para conferir o resultado do trabalho inédito de engenharia no estado, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, visitou as obras nesta manhã (30), sendo acompanhado de técnicos e imprensa. O prédio, que tem 367 toneladas, está sendo rebaixado 3,50 metros em relação ao nível da rua, permitindo a passagem do elevado do metrô de Fortaleza naquele trecho. A Seinfra está investindo R$ 794 mil na obra.

“O rebaixamento do prédio, já tombado pelo Patrimônio da Prefeitura, foi uma solução inédita e a melhor solução encontrada pelo Governo do Estado para preserva a edificação histórica, atendendo à solicitação da comunidade de Parangaba que tem nele um grande valor afetivo”, destacou o Secretário, acrescentando ainda o cuidado para que a estação não sofresse nenhuma descaracterização durante o processo. A restauração deve ser concluída nos próximos 30 dias. O secretário também lembrou que o Governo estadual está reativando algumas linhas ferroviárias como a do Cariri e Sobral, antigas reivindicações destas populações.

Para ser realizado o serviço de rebaixamento, iniciado no dia 17 passado, com a devida segurança, a edificação recebeu reforços em sua estrutura, antes de iniciado o rebaixamento, com a colocação de tubos de aço nas paredes e de chapas de aço sob o prédio, evitando trepidações. Depois do rebaixamento a estação vai ser restaurada e terá a área do seu entorno urbanizada e com jardins. Além de um acervo da memória histórica da estação, o prédio vai receber também equipamentos como ilha digital, que será utilizada pela população do bairro.

A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de um suporte subterrâneo da base com chapas de aço. Com o peso, o prédio desce para a profundidade desejada e de forma gradativa por força da gravidade. Para dar a segurança contra qualquer desnível neste processo, foram colocados sensores que acusam a mínima saída de prumo. Os serviços estão sendo feitos pela empresa Rodriges Engenharia Ltda.