Terminal Portuário do Pecém testa as nova 264 tomadas elétricas

30 de julho de 2009 - 03:00

O Terminal Portuário do Pecém concluiu a instalação de 264 tomadas elétricas, que passarão agora por testes, antes de entrar em operação, aumentando para 888 o número destes equipamentos, essenciais para a plugagem de contêineres frigorificados. As obras de instalação destes equipamentos também incluíram uma subestação de energia elétrica de 2.500 KWA.

 

A ampliação da capacidade de receber cargas frigorificadas faz parte dos preparativos logísticos para atender a demanda de frutas e outros produtos o que tem atraído grandes centros produtores de fruticultura da Região Nordeste. O investimento foi de R$ 3,3 milhões.

 

O Terminal, administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), tem se tornado nos últimos anos um grande exportador de cargas frigorificadas da Região Nordeste. Em 2008 a fruticultura exportou pelo Porto U$ 103 milhões.

 

O porto vem recebendo para embarque produtos de pólos produtores de frutas do todo o Nordeste, como o Vale do São Frâncico (estados de Pernambuco e Bahia), Assú/Mossoró (Rio Grande do Norte) e agropólos do Ceará, Paraíba, Piauí entre outros.