Secretário Adail Fontenele visitará obras de construção das estações do Metrô do Cariri

31 de julho de 2009 - 03:00

Os trens que farão o percurso entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato já estão em fase final de testes. Atualmente, estão sendo concluídas as nove estações ao longo de 14 quilômetros de extensão da linha. Essas obras estarão prontas no fim de 2009. A previsão é que o metrô entre em operação no início de 2010. O projeto tem um orçamento de R$ 25 milhões. O secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, que participa da programação do Governo Itinerante em Juazeiro do Norte nesta terça-feira (4), visitará as obras a partir das 13 horas.

 
O percurso de Juazeiro a Crato será feito por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão dois trens com quatro carros, cada, com tração diesel e todos climatizados com ar-condicionado. Os trens a serem utilizados naquela linha foram fabricados pela empresa Bom Sinal, no município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos.

 

Cada composição terá capacidade de transportar 330 passageiros. A demanda inicial do Metrô do Cariri estimada é de cinco mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A velocidade máxima operacional será de 60km/h.

 

O percurso entre Juazeiro e Crato terá duração de 28 minutos. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa) até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela Transnordestina Logística.

 

O projeto do Metrô do Cariri deve beneficiar uma das regiões mais importantes do Ceará. Seus usuários poderão contar com um serviço que lhes oferecerá segurança, rapidez e pontualidade em suas viagens e trará um impacto positivo para o desenvolvimento local. Sobral também ganhará a reativação de sua linha de trem. O Governo do Estado lança no dia 8 de setembro a licitação para a compra de cinco trens a serem usados naquela linha.