Governo do Estado investe na melhoria da rede aeroportuária do Estado

3 de agosto de 2009 - 03:00

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está incrementando o desenvolvimento da aviação regional cearense, com investimentos na construção, reforma e outras melhorias em diversos aeroportos regionais do Estado, como os de Tauá, Iguatu, Aracati, Camocim, Limoeiro do Norte e São Benedito. O objetivo das ações de melhorias aeroportuárias, além de promover e valorizar o turismo no Interior é alavancar ainda mais o turismo de negócios, com vistas ao crescimento e desenvolvimento regionais.

Com um investimento de R$ 3,76 milhões do Tesouro do Estado, foi entregue no início deste ano, a construção do novo Aeroporto Regional de Tauá, na Região dos Inhamuns, que deixou aquele equipamento em condições operacionais adequadas de pouso e decolagem, possibilitando a operação de aeronaves de médio porte, melhorando a ligação com a Capital e outros centros regionais.

O aeroporto recebeu pistas de pouso e decolagem, com 1.200 metros de comprimento e 30 metros de largura, pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros, balizamento, como sistema de proteção de voo, que garantem as operações noturnas. Também está assegurada a urbanização das vias de acesso e Serviços de Combate a Incêndio (Sescinc).

A região de Aracati, praias ao leste de Fortaleza, que recebe grande fluxo de turistas devido às suas praias também passa por melhorias no setor aeroviário com as obras de construção do aeroporto regional de Aracati. As obras, que tem previsão de término para este ano, constam de pista de pouso e decolagens com 1.800 metros de comprimento por 30 de largura, podendo receber aviões de grande porte, pista de taxiamento de 210×25 metros, um pátio de estacionamento, terminal de passageiros e hangar de aeronaves. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões, oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado.

O Aeroporto Regional de Iguatu, Região Centro-Sul, também passou por grande melhoria este ano com revestimento em sua pista de pouco e decolagens, sinalização horizontal diurna e restaurações em sua estrutura. O investimento foi de R$ 650 mil do Governo do Estado. Outro que está recebendo uma nova estrutura é o Aeroporto Regional de Camocim, praias à oeste de Fortaleza com obras de ampliação da pista, que passará a ter 1.200 metros de comprimento e 30 metros de largura, pátio de estacionamento de aeronaves e pista de taxiamento de 60×15 metros entre outras melhorias para a recepção de visitantes que buscam aquela área litorânea. O investimento é de R$ 4 milhões rateados entre Governo Federal e Estadual.