Adail fala sobre projetos da Seinfra para dirigentes municipais

5 de agosto de 2009 - 03:00

Os municípios cearenses estão recebendo neste Governo um cuidado especial com a infraestrutura, de forma a incentivar o desenvolvimento de todas as regiões. Foi o que demonstrou o secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, em palestra proferida nesta quarta-feira (5) a prefeitos, secretários municipais, diretores e assessores, que participam do Cursos Setoriais para os Gestores Públicos Municipais, promovido nesta manhã pelo Tribuna de Contas dos Municípios (TCM), no auditório Hotel Iate Plaza, com a presença do presidente do Tribunal, Ernesto Sabóia.

Adail Fontenele, que enfocou os principais programas e ações do Governo e de seus impactos positivos para os municípios cearenses, como o Programa de Recuperação das Estradas Estaduais (ProEstradas), a ampliação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o trecho cearense da ferrovia Transnordestina, a implantação dos metrôs de Fortaleza, do Cariri e de Sobral, a universalização da energia elétrica e do incentivo aos parques eólicos, entre outros.

Adail Fontenele citou como exemplo o caso da Vila de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, que devido aos fortes investimentos no Terminal Portuário e que passa por uma ampliação da área portuária, devendo receber R$ 350 milhões de investimento, e os muitos empreendimentos que virão, como a siderúrgica e a refinaria, deverá, num prazo de 10 anos, ter uma população de cerca de 150 mil habitantes, passando a ser uma cidade de médio porte. “São obras com profundo impacto positivo na vida dos municípios, tendo em vista o crescimento da arrecadação, dos empregos e das infraestruturas”, destacou.

Sobre a cooperação com os municípios o Secretário destacou ainda os convênios firmados com as prefeituras municipais para a realização de diversas obras. Somente o Proestradas, que está recuperando a malha viária cearense atingida pelas chuvas, está investindo cerca de R$ 72 milhões nessas ações, que beneficiam diretamente os municípios.