Seinfra conclui edital de licitação de descarregador de carvão mineral do CIPP

6 de agosto de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) já enviou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) o edital de licitação internacional para a compra e instalação de um descarregador de carvão mineral no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O documento, elaborado pela Coordenação de Transporte e Obras (CTO), da Seinfra, passa agora por analise técnica para em seguida ser definida a data de lançamento do Edital.

 

O descarregador, deverá ser do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, que será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, e de destina às operações de descarregamento do carvão mineral a ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo. Segundo o Edital, o tempo previsto para a instalação é de 20 meses, a partir da contratação da empresa vencedora da licitação e o investimento de cerca de R$ 25 milhões. A Secretaria compra de mais outro descarregador de carvão e de dois para minério de ferro, conforme a fase construtiva das diversas empresas que utilizarão os sistemas de descarrgadores e correias transportadora.  

 

O equipamento, segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, será usado para transportar, com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios – que já está em fase de instalação -, para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica. “O tipo de descarregador a ser adquirido pelo Estado evita o contato do carvão com a natureza, aumentando a segurança do processo de transporte do mineral”, explicou o secretário acerca da segurança da operação de transporte do carvão mineral.