Obras na Estação da Parangaba prosseguem com drenagem, aterro e reparos

7 de agosto de 2009 - 03:00

Após a conclusão, com sucesso absoluto do rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba, os trabalhos prosseguem agora com a realização de serviços de drenagem, aterro e reparos no prédio. A edificação foi rebaixada em 3,5 metros em relação ao nível da rua para permitir a construção de um elevado do metrô de Fortaleza naquele trecho.

 

Segundo o engenheiro Antônio de Pádua Castro Rodrigues, responsável pelos trabalhos de rebaixamento e restauração da estação, após a drenagem, será iniciada a reposição do aterro da parte interna e externa até a altura do piso da edificação. Paralelamente, está sendo retiradas, a estrutura que reforçava as paredes da estação – feitas de chapas de madeira, isopor e grades e aço, para o rebaixamento. Em seguida começarão os retoques na parte de alvenaria do prédio. 

   

O serviço de rebaixamento e restauração, obra pioneira no Estado, foi realizado pela Secretaria da Infraestrutura do Estrado (Seinfra) e incluem ainda a restauração do prédio para a instalação de equipamentos para a utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação e a urbanização no seu entorno. Estão sendo investidos R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado, devendo terminar neste mês de agosto.

 

A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de um suporte subterrâneo da base com chapas de aço para somente assim ser realizado o rebaixamento com segurança à estrutura do prédio.